Relações públicas

Programa Choque Elétrico Mata!

Segundo a ABRACOPEL, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, só em 2022 – ano-base do seu último Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica – foram registrados oficialmente 1.828 acidentes de origem elétrica em todo o país. Destes, 592 culminaram em morte. Como estima-se que a quantidade de acidentes não reportados é enorme, esse número deve ser ainda maior.

As 2 principais causas para isso são a falta de instrução correta e o uso inadequado (ou não uso!) de equipamentos de segurança. Buscando reduzir esse cenário, o SINCOMACO – sindicato que reúne boa parte da cadeia atacadista de materiais para construção e materiais elétricos – se juntou a uma série de outras entidades (como a própria Abracopel) e diversas empresas patrocinadoras, e lançou o movimento Choque Elétrico Mata!

Formado pelo eixo divulgação + instrução + eventos, a campanha é formada por diversos esforços, como iniciativas de treinamentos sobre instalações elétricas seguras, divulgação de conteúdos sobre segurança em obras, premiações e reconhecimento às melhores práticas profissionais. Canais exclusivos nas redes sociais divulgam, incessantemente, as formas mais adequados de se manter seguro ao manipular eletricidade. E assim, com apenas 1 ano de programa, o número de acidentes já vem apresentando tendência de queda nos estados em que opera. Um sucesso!

É o correto.

“A quantidade de acidentes com energia elétrica, no Brasil, é alarmante, pois deve ser bem maior do que os números oficiais mostram. Se conseguirmos evitar 1 morte apenas, todo o esforço e investimento no programa ‘Choque Elétrico Mata!’ já terá valido a pena. É a coisa certa a se fazer.”

Claudio Conz

Presidente do SINCOMACO